quarta-feira, 23 de março de 2011

Colégio de Aplicação começa a migração do Ubuntu

Foto: O Diretor Geral do CA, Romeu, ajudando no processo de migração do Ubuntu

Hoje, 23 de março de 2011, feriado na cidade de Florianópolis, que completa 285 anos de existência, o Colégio de Aplicação (CA) da UFSC, deu a largada no processo de migração do Sistema Operacional Metasys para o Ubuntu (versão 10.10) nos Classmates (carinhosamente chamado de uquinha pelos alunos e professores). O diretor geral do CA, Prof. Romeu Augusto de Albuquerque Bezerra, recebeu a profa. Edla Ramos e os membros da Equipe de Formadores e Pesquisadores do ProUCA/CA formada pelas professoras Verônica e Patrícia, o professores Ederson e Rogério S. Pedroso e os professores-motivadores dos Espaço Pedagógico Informatizado (ESPIN) de Brusque Gedimar Pereira (E.E.F Pe. Theodoro Becker) e Bruno (E.E.F. Rio Branco) .
Foto: Profª. Edla e sua Equipe começando o trabalho de migração nos uquinhas do CA

O processo de migração foi comandado pelo prof. Ederson (nosso Mestre Jedi Digital). A primeira etapa foi formatar 25 pendrives fornecidos pelo CA, que serão usados para instalar o Ubuntu nos 1.000 netbooks dos alunos e professores. Esse processo foi realizado pelos professores Ederson, Rogério, Gedimar e Bruno. Assim que os primeiros pendrives ficaram prontos, o diretor Romeu, as professores Edla, Verônica e Patrícia iniciaram o processo de troca do Sistema Operacional Metasys pelo Ubuntu (10.10). Segundo as professoras Verônicas e Patrícia o processo de instalação do Ubuntu, no Classmate, é muito fácil e rápido, leva apenas 20 minutos para ser instalado. Isso foi possível graças ao trabalho técnico do prof. Ederson que criou um único arquivo (.img), customizado do Ubuntu para facilitar ao máximo o processo de instalação. Qualquer professor ou aluno do Colégio de Aplicação poderá executar o processo.

Foto: O "Mestre Jedi Ederson" ensinando os discípulos Gedimar (à esq.) e Bruno.

Hoje foram instalados o Ubuntu em 25 classmates. O prof. Romeu, diretor geral do CA, disse que irá desenvolver as seguintes estratégias de migração do Ubuntu:
- para os uquinhas dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio será feita pelos próprios alunos em sala de aula, orientados por um professor;
- para os uquinhas das crianças de Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental será feita por professore e alunos voluntários do CA.

A profa. Edla aproveitou o momento para conversar com a equipe do ProUCA sobre a Formação dos Professores Multiplicadores do ProUCA de Santa Catarina, e sobre a reformas nos conteúdos e nas salas virtuais que serão criadas na plataforma E-Proinfo.

A Profa. Edla agradeceu a todos e de modo especial aos professores motivadores Gedimar e Bruno, que vieram de Brusque ajudar no processo de migração. Agora que a instalação do UBUNTU está mais simplificada, o processo de migração pode ser deslanchado nos mais de 1000 computadores do Colégio de Aplicação. A Equipe do ProUCA/SC, coloca-se à disposição do Diretor Geral (Romeu) para auxiliar a comunidade escolar no que for necessário e deseja sucesso no processo de migração.

>> Clique aqui para ver mais fotos.

2 comentários:

  1. Olá.

    Parabéns pela inciativa de uso do UBUNTU!
    Tenho algumas dúvidas:
    - Foi instalado o intel anti theft agent?
    - O servidor da escola foi migrado para UBUNTU também? E nesse caso foi implantado o apt-get proxy ou um mirror do repositório?
    - Vi que vocês tem a autorização do MEC para trocar para o UBUNTU. Pode me enviar uma cópia?
    - No que podemos ajudar no projeto?
    Charles Hoher. Prefeitura de Novo Hamburgo-RS hoher@novohamburgo.rs.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Charles. Desculpa a demora... Estarei respondendo pelo teu email, tudo bem?

    ResponderExcluir