quinta-feira, 17 de março de 2011

As melhores estratégias para configurar os pendrives bootáveis com o Ubuntu ou o UbuntUCA.

No tutorial que postamos sobre a preparação dos pendrives para torná-los botáveis (http://pro-uca-sc.blogspot.com/2011/03/tutorial-sobre-migracao-dos-laptops-do.html). Nós indicamos dois programas que podem ser usados: o Unetbootin e o USB Creator.

Aqui em Brusque nós utilizamos o USB Creator, instalado em uma máquina com o Ubuntu 10.04, para gerar o boots nos pendrives. É claro que existem várias maneiras de se chegar ao mesmo resultado, mas por enquanto, pudemos comprovar a eficácia, apenas deste procedimento que citamos.

Sabemos que a maioria das escolas de SC possuem laboratórios de informática com o Linux Educacional instalado. Pode ser que também seja possível chegar ao mesmo resultado através dele. Mas o LE não traz nenhum desses dois programas instalados, nem mesmo disponíveis em seus repositórios para a instalação. O que dificulta muito as coisas.

Outra solução que parece viável é instalar o Unetbootin em uma máquina com o sistema operacional Windows. Porém já recebemos relatos que, por esse procedimento, os pendrives não funcionam muito bem.

Partindo desses dados. Acreditamos que a melhor maneira de gerar esses pendrives bootáveis é usando o USB Creator que vem instalado no Ubuntu. Assim, existem duas estratégias que cada escola pode adotar:

1ª Instalar o Ubuntu em uma de suas máquinas e usar apenas essa máquina para configurar os pendrives. Caso essa alternativa seja a eleita, devemos lembrar que não é necessário remover o atual sistema da máquina (como por exemplo o Linux Educacional) para instalar o Ubuntu, pois pode-se instalá-lo em dual boot com o outro sistema e escolher entre eles na inicialização da máquina.

2ª Caso não queira instalar o Ubuntu em nenhuma máquina do Proinfo. Pode-se ainda rodar o Ubuntu em modo LiveCD, ou seja, pode-se usar o Ubuntu diretamente do CD, sem a necessidade de instalá-lo diretamente no HD. Assim, arranca-se a máquina pelo LiveCD do Ubuntu, configura-se os pendrives e após, isso pode-se desligar a máquina, retirar o CD e voltar a arrancar pelo sistema instalado, sem que esse procedimento gere nenhum dano ao sistema nativo do computador.

Dessas duas alternativas, ainda recomendamos, muito mais a primeira delas. Pois cada pendrive, pode instalar o Netbuntu, com sucesso, entre 5 e 6 vezes aproximadamente. Após isso, é necessário, formatá-lo e reconfigurá-lo com o USB Creator.

Gostaríamos de dizer aos professores multiplicadores que agora não é hora de ter medo ou receio. É fundamental que, caso a sua escola decida por fazer a migração, que você abrace essa ideia, e esteja disposto a fazer o que for preciso para chegarmos aos resultados almejados.

Não se esqueça, que se você se juntar a nós nessa empreitada, não lhe faltará apoio. Se as orientações através do blog do Pro-UCA não forem suficientes, podemos, dependendo da necessidade, da demanda e das solicitações, até mesmo prestar assistência, formação e suporte técnico e pedagógico PRESENCIAIS, voltados especificamente para as suas necessidades e dificuldades.

Mas para que isso seja possível, precismos ter a certeza de que estamos lidando com pessoas corajosas, que apesar de muitas vezes terem determinada limitações, estejam dispostas a superar os desafios e passar por cima das dificuldades que vem aparecendo, e que com certeza aparecerão, aos montes.

Pedimos a compreensão de todos por não podermos atualizar as informações do blog com uma frequência maior. Apesar da nossa enorme vontade de ajudar, também temos nossas limitações e a principal delas é o tempo excessivamente escasso.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário