sábado, 11 de setembro de 2010

Cadernos, borrachas, canetas e laptops

Entre borrachas, apontadores, cadernos e canetas surge um objeto retangular, azul, cinza e branco, que abre-se e como uma janela mostra uma variedade de possibilidades e dá acesso a muitos novos mundos e realidades antes pouco visitados pelos educadores. Este objeto é um pequeno computador, que chegou na escola através do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) do Ministério da Educação. Por meio deste projeto, em dez escolas do Estado de Santa Catarina, cada aluno e também os professores receberá um computador portátil (laptop).




Web Site, Home Page, Gigabytes -palavra presentes até em trechos de uma música de Gilberto Gil- e tantas outras como Chat, Msn, Blog, Skipe, YouTube, Redes Sociais, Donwload passam a ser incorporadas nas conversas de nosso dia-a-dia, um novo vocabulário que é criado em decorrência do uso intenso que fazemos das tecnologias digitais.

Acreditamos que o Programa UCA, muito mais do que possibilitar o uso de novas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, possibilitará a inclusão destas comunidades escolares na cultura digital, ao promover o letramento digital, imagético e sonoro. Com a apropriação desta nova tecnologia em sala de aula novos modos de aprender são produzidos. Agora quem aprende e quem ensina é o coletivo de pessoas, de artefatos técnicos e de tecnologias.

Por meio deste Blog pretendemos promover um intercâmbio com a comunidade catarinense- em especial aquelas comunidades das 10 escolas que recebem os laptops neste ano-, mantendo-as informadas sobre os caminhos trilhados e compartilhando os acertos e erros no desenvolvimento deste programa. Assim, esperamos que juntos podemos formar uma grande comunidade de aprendizagem sobre os usos e possibilidades dos computadores e internet dentro das nossas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário